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O que fazemos

Há mais de 66 (sessenta e seis) anos atuando na assistência a saúde e gestão hospitalar, a Associação Tristão da Cunha – ATC, realiza administração e desenvolvimento de políticas públicas, buscando garantir e otimizar direitos e garantias para as pessoas e organizações.

A Associação Protetora da Infância, foi a entidade civil filantrópica que deu origem a Associação Tristão da Cunha – ATC.

A unidade era conhecida como lactário, pois funcionou por vários anos com a distribuição de leite e assistência às gestantes e crianças carentes.

A Associação Tristão da Cunha – ATC, através da prestação de serviços a população, com sua unidade próprio mantenedora o HOSPITAL TRISTÃO DA CUNHA, vem construindo anos de história, de grande importância para o município de Itambacurí e relevância social para mais dezenove municípios da região, que são atendidos pelo hospital, atingindo abrangência de mais de 53 mil habitantes para atendimento clínico/especialidades e 258.896 habitantes para cirurgias e exames eletivos.

Os municípios beneficiados além de Itambacuri, são Águas Formosas, Águas Vermelhas, Ataleia, Campanário, Cachoeira do Pajeú, Caraí, Franciscópolis, Frei Gaspar, Jampruca Jequitinhonha, Ladainha, Medina, Nova Módica, Novo Cruzeiro, Pedra Azul, Pescador, São José́ do Divino, Rubim e Santa Maria do Salto.

Serviços Ofertados a População

Serviços Médicos Essenciais Ambulatorial e Hospitalar

  • Atendimento Médico Ambulatorial;
  • Atendimento de Urgência e Emergência;
  • Clínica Médica;
  • Clínica Pediátrica;
  • Clínica Cirúrgica;
  • Anestesiologia;
  • Cirurgia Geral;
  • Cirurgia Urológica;
  • Ginecologia e Obstetrícia.

Cirurgias Eletivas

  • Apendicectomia
  • Colecistectomia
  • Vasectomia
  • Prostatectomia
  • Colpoperineoplastia
  • Histerectomia
  • Desbridamento
  • Herniorrafia, entre outros...

Assistência Ampliada à Saúde – Politicas e Programas

  • Hospital Plataforma - Programa Valora Minas - Cuidados Paliativos
  • Rede Cegonha
  • Feiras de Saúde ATC – Atendimentos Itinerantes e/ou mutirões de saúde
  • Palestras e grupos operativos de orientações à população

Gestão de Serviços de Saúde Assistência

Aplicamos um conjunto de práticas que têm como objetivo organizar e administrar todas as atividades de uma instituição que oferece assistência à saúde, seja ela pública ou privada, colocando o paciente e o familiar no centro do cuidado, estimulando o estabelecimento de vínculos entre os profissionais da saúde, em consonância com:

  • Melhores práticas de humanização
  • Otimização do Fluxo de Clientes/Pacientes
  • Implementação de processos de triagem eficazes para gerenciar a demanda e priorizar casos urgentes
  • Desenvolvimento de protocolos para a prestação de uma assistência de qualidade e transferência eficiente de pacientes entre diferentes departamentos e níveis de cuidados
  • Utilização de tecnologias de rastreamento para acompanhar o fluxo de pacientes e identificar gargalos
  • Estabelecimento de protocolos de segurança do paciente para evitar erros e infecções relacionadas à assistência à saúde
  • Realização de auditorias regulares para avaliar a conformidade com padrões de qualidade e regulamentações
  • Promoção de uma cultura de segurança do paciente
  • Desenvolvimento de estratégias de comunicação efetiva
  • Incentivo à participação ativa dos pacientes em decisões relacionadas ao tratamento e cuidados
  • Criação de canais de feedback para medir a satisfação dos pacientes e implementar melhorias com base em suas necessidades

Gestão Administrativa

Aplicamos um conjunto de práticas em gestão administrativa, englobando todos os processos para gerir os recursos disponíveis, coordenar os recursos financeiros, humanos e materiais são alocados, com implementação, avaliação e manutenção de processos de trabalho, a fim de sustentar e melhorar a eficiência e a produtividade, buscando:

  • Monitoramento e controle rigorosos dos custos operacionais e orçamentos
  • Identificação de áreas de desperdício e implementação de medidas para redução de gastos
  • Exploração de oportunidades de financiamento e parcerias público-privadas para garantir a sustentabilidade financeira, quando viável

Gestão de Recursos Humanos

Aplicamos um conjunto de práticas para o desenvolvimento de planos de capacitação e treinamento para profissionais de saúde e outras áreas afins, buscando:

  • Atualização e aprimoramento contínuo das nossas equipes de profissionais
  • Estratégias de recrutamento e retenção para atrair talentos e preencher lacunas de pessoal, caso necessário
  • Criação de ambientes de trabalho saudáveis e motivadores para reduzir a rotatividade e aumentar a satisfação da equipe
  • Sustentabilidade e economicidade com eficiência, através de planos de cargos e carreiras atualizados, para valorização das equipes

Gestão de Estoques e Suprimentos

Aplicamos um conjunto de práticas para gestão de estoques e suprimentos em diversas áreas, através de implementação de sistemas de controle de estoque e processos de trabalho, para melhorar a eficiência, a qualidade, a produtividade e a satisfação dos clientes, buscando:/p>

  • Evitar escassez ou excesso de suprimentos
  • Controle dos suprimentos e/ou equipamentos hospitalares e outros, visando otimização dos serviços de logística, manutenção geral ou de Engenharia Clínica
  • Organização dos fluxos a serem seguidos, dentro do ciclo de pedidos, armazenamento e distribuição para consumo

Gestão de Riscos e Planejamento de Contingência

Aplicamos um conjunto de práticas para o desenvolvimento de planos de contingência para lidar com situações de:

  • Emergência e desastres
  • Identificação e avaliação de riscos potenciais na prestação de serviços de saúde e outras áreas afins
  • Estabelecimento de estratégias de mitigação de riscos e de prontidão para lidar com crises

Integração de Informações e Tecnologia

Aplicamos um conjunto de práticas para implementação de sistemas de informações integrados, para prover a segurança das informações, armazenar e compartilhar quando necessário, dados entre departamentos e profissionais de saúde ou de outras áreas afins, para facilitar os processos de trabalho, com:

  • Utilização de tecnologias de sistema de prontuário para saúde e outros
  • Utilização de tecnologias para tarefas e/ou agendamentos online
  • Quando saúde, acompanhamento de pacientes e registros eletrônicos de saúde
  • Uso de análise de dados para identificar tendências e oportunidades de melhoria
  • Gerenciamento de processos, indicadores e resultados, para medir a eficácia e eficiência dos serviços de saúde e outras áreas afins
  • Análise regular dos resultados e identificação de oportunidades de melhoria
  • Implementação de ciclos de melhoria contínua baseados nos princípios de métodos como PDCA (Plan-Do-Check-Act) e outras ferramentas de gestão

Envolvimento da Comunidade e Parcerias

  • Hospital Plataforma - Programa Valora Minas - Cuidados Paliativos
  • Rede Cegonha
  • Feiras de Saúde ATC – Atendimentos Itinerantes e/ou mutirões de saúde
  • Palestras e grupos operativos de orientações à população